terça-feira, 26 de agosto de 2014

A tal felicidade...

Olá, gente!!!

Já faz (novamente...rs) algum tempo que não escrevo. Até tenho tido vontade, mas talvez me falte inspiração.

Mas, ontem li um texto, sobre felicidade e ele me deu vontade de conversar um pouco sobre o tema.
Tenho pensado sobre o assunto há alguns dias. Sei que muitos de nós, em alguns momentos da vida nos perguntamos se somos ou se estamos felizes. E se não estamos, o que podemos fazer para alcançar este estado.
Acredito que esse sentimento, a felicidade, seja muito subjetivo, particular e de complexa definição.
Penso que durante nossa jornada, durante a vida, esse conceito sobre "ser feliz" vá se modificando, se moldando, ajustando-se.
Digo o porque...
Quando eu era mais jovem, felicidade significava liberdade acima de qualquer palavra, independência, conquistas das mais diversas que podemos realizar ao longo de nossas vidas. Quando criança eu já almejava esse tipo de coisa. Não envolvendo necessariamente muito dinheiro, o que eu desejava mesmo era ser dona das minhas vontades, do meu corpo, da minha vida, sem ter de prestar contas à ninguém.

Ao longo do tempo, eu realizei algumas dessas conquistas, para ser sincera, quase todas. Mas, engraçado, eu ainda não era feliz. E eu não sabia, não entendia o motivo. Mas, continuei meu plano de vida.

Após alguns anos nesse "plano de vida", em que certamente não incluía um relacionamento amoroso sério, eu conheci uma pessoa especial. Que apaixonou-se por mim no primeiro olhar. Eu disse não para esse amor por diversas vezes, mas era para ser...e foi.
Aquele amor, mal sabia eu, era o início de um longo processo de aprendizado, pelo qual eu estava apenas começando.

Bem, após dois anos de envolvimento com essa pessoa maravilhosa, eu adoeci, mas ele não me abandonou por isso. Eu insisti de várias maneiras, mas ele não cogitou essa hipótese e decidiu estar ao meu lado.

Hoje, passado um longo tempo de uma doença crônica, ainda sem diagnóstico completo, posso dizer que aprendi um pouco mais sobre felicidade e que o meu conceito, formado desde a infância, estava completamente errado e deixou de fazer sentido.

Precisei passar por um amargo e doloroso caminho para entender que não são as minhas conquistas, ou o sucesso profissional que eu alcance que trará a felicidade para perto de mim.
Hoje, apesar de conviver com um problema de saúde que me incomoda todos os dias, sou convidada pela vida a entender todos os dias um pouco mais e a sentir verdadeiramente o que é a felicidade!

Como eu já disse, esse sentimento é algo particular. Mas, se alguém me pedir para definir felicidade em uma única palavra eu vou dizer: AMOR!

Nunca, em toda a minha vida, eu tive a oportunidade de viver tão plenamente...
Não sou mais independente, não estou em plena forma ou saúde, nem estou salvando o mundo, mas eu estou tentando todos os dias, fazer do meu mundo e das pessoas que convivem comigo algo melhor. Pode ser com um sorriso, um abraço, uma palavra, uma mensagem, algo positivo, sempre...
De fato, nada em toda a minha vida nunca me preencheu tanto desta forma, como fazer o bem, mesmo com pequenos gestos, sem esperar nada em troca.

Não sou expert em felicidade, não sou psicóloga e certamente tenho muitos aprendizados a adquirir, mas o fato de "não poder" determinadas coisas por um problema de saúde, está deixando de ser um fator que me impeça de ser um ser humano e de tentar fazer o melhor.
Hoje, sou grata pelos meus familiares, que estão ao meu lado, preocupados comigo, mas muito mais do que isso, estão unidos como nunca estiveram antes. Sou grata também pelo companheiro maravilhoso que a vida mandou para mim e que faz absolutamente tudo para que eu sorria todos os dias, mesmo quando a barra pesa de verdade. Sou também grata pelos amigos que verdadeiramente preocupam-se comigo, muito mais com o fato de eu sentir dor ou não, mas com o meu bem estar. Alguns se afastaram, mas o que ficaram, são realmente especiais.

Então, eu só queria dizer mesmo, que para mim, e quem sabe para você, a felicidade não esteja em uma busca desenfreada, ou em uma posição que você almeja, ou em qualquer coisa fora de você, mas aí dentro, do seu coração, do seu cérebro, da sua alma, que por mais devastada que esteja, no fundo deseja muito ser feliz!!!! Dê-se uma chance, talvez seja tudo que você precise! 

Um grande beijo,

Flávia Lino

Nenhum comentário: