Desde a época em que eu comecei a frequentar a faculdade de graduação de Educação Física, interessei-me sobre o tema Alimentação Saudável.
Mas, o que seria essa Alimentação Saudável?
![]() |
google imagens |
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes "é aquela capaz de fornecer todos os nutrientes necessários pra o corpo humano, promovendo saúde e bem estar."
Quando ingressei como professora em escola, trabalhava regularmente esse tema com meus alunos, fazia projetos com eles, visitávamos faculdades de nutrição, hortas orgânicas, academias, eles aprendiam receitas saudáveis....enfim, eu procurava sempre introduzir esse tema no cotidiano escolar.
Em uma de minhas especializações, o tema escolhido foi "obesidade na adolescência", tamanho meu interesse e preocupação.
Falar desse tema sempre foi muito fácil para mim, eu sempre fui magra, saudável, gostava de me alimentar de maneira saudável, me exercitava, conseguia manter o peso. Tranquilo, tranquilo!!!! Aliás, acho até mesmo que eu chegava a condenar quem não conseguia manter essa vida regrada!
Bem, mas como a vida ensina e dá voltas e voltas, eis que tive que aprender mais uma lição, entre muitas...porque, se você não aprende pelo amor, certamente aprenderá do modo mais difícil, pela dor!
Em meados de 2008, comecei a ter dores de cabeça, crises que eu tenho desde pequena, mas ignorei, tomava analgésicos comuns, como todas as pessoas costumam fazer e continuava minha vida.
Resumindo muito, muito mesmo....essa dor tornou-se crônica, a um ponto tão crítico de eu não poder trabalhar mais, de eu ter de parar toda a minha vida, uma dor incapacitante, que nenhum tipo de analgésico mais resolvia, que nenhum tratamento curava, e durante cinco longos anos, de 2008 a 2013, estive em muitos, muitos consultórios médicos, das mais diversas especialidades, até finalmente conseguir ser encaminhada para o Hospital das Clínicas de São Paulo, para o Grupo da Dor e ser atendida por especialistas em dor.
Não estou curada, não há cura para dor crônica, mas há controle. Minha vida parou por completo, tive dores diárias durante anos, e agora as crises começam a apresentar melhora. Mas, onde quero chegar com toda essa história?
É claro que com toda essa dor, não pude mais me exercitar! E é claro que ao longo desses anos, precisei (infelizmente) fazer uso contínuo de muitos tipos de medicamentos para tratar essa dor. Medicamentos esses que alteram o metabolismo, o sono, o apetite, o humor e tudo mais que se possa pensar.
Meus hábitos alimentares mudaram....e muito!
Em alguns períodos perdi peso, por ter ganho uma gastrite no meio do caminho...
Mas, na maior parte do tempo, ganhei peso. E muito. Um dos medicamentos me fez ganhar 10kg em dois meses de uso. E não resolvia meu problema, eu continuava sentindo dor.
Me vi sentindo muita vontade de ingerir alimentos calóricos, especialmente alimentos doces.
Agora, com as crises mais controladas, pude voltar a me exercitar. Mas, preciso tomar um medicamento que aumenta o apetite, a vontade de comer doces é enorme...e tenho que lidar com isso.
Hoje, minha realidade é completamente diferente daquela que eu tinha antigamente para falar à alguém: alimente-se de forma adequada!!!
Realmente, não é fácil! Não é fácil resistir à tentação de comer tantas coisas gordurosas, doces, saborosas que existem por aí. A oferta é imensa! Docerias, supermercados, confeitarias, ...
Sabotar a dieta, sabotar o treino e faltar à academia é muito, muito fácil.
O mundo tecnológico que temos ao nosso redor facilita tudo isso. Somos uma geração de preguiçosos, repletos de escadas e esteiras rolantes, de botões, controles, elevadores, tudo automatizado e muito fácil, ao nosso alcance!
Mas, o que posso dizer a favor dos hábitos saudáveis é que além de valer muito, muito a pena mesmo tentar, é que no início realmente é difícil resistir as tentações, a primeira semana, a primeira quinzena, será sempre mais difícil, mas passada esta fase, a recompensa começa a aparecer...e é tão bom!
Você começa a perceber seu corpo diferente, começa a se perceber diferente!!!
Hoje, depois de passar pelo efeito sanfona, causado por medicamentos, depois de saber na pele o quanto é difícil ganhar peso, e ter que resistir à tentações o tempo todo e à vontades que o medicamento me causa, posso dizer e não cobrar, que é possível ter uma vida saudável, depende de escolhas que a pessoa faz para si mesma!!!
Acredito que essas escolhas tem a ver não somente com a estética, mas também com o fato de se cuidar, de cuidar de seu corpo, de se amar, pois penso que somos aquilo que comemos. Penso também que educação alimentar é um fator muito importante que se aprende e se ensina em casa. Pais saudáveis geram e inspiram filhos saudáveis! Hábitos saudáveis se ensinam desde sempre e fica muito mais fácil quando todas as pessoas da casa adquirem estes hábitos.
Faça bem para você, faça bem para seu corpo, faça boas escolhas!!!
Boa semana!!!
Flávia Lino
Nenhum comentário:
Postar um comentário