sábado, 25 de janeiro de 2014

O Amor como terapia alternativa...

Não acredito que exista alguma publicação científica sobre o tema, talvez haja, confesso que não busquei. Mas, sei de uma coisa, amor faz bem para a saúde. E sei por experiência própria. Amor de um cônjuge, amor de família, amor de amigos, amor até mesmo dos animais de estimação.

Se a pessoa estiver doente, debilitada, com alguma doença crônica, possivelmente ela viverá altos e baixos, sempre haverá a temida depressão assombrando. Ninguém gosta de estar doente, da rotina de hospitais, exames, medicamentos, injeções e principalmente de abrir mão da própria vida para realizar um tratamento médico. É chato, maçante, cansativo, nem sempre se tem uma resposta positiva ou rápida, uma vez que a medicina não é uma ciência exata.

Mas, mais do que lidar com essa rotina que se estabelece na vida do paciente, há ainda o problema de lidar com a dor emocional de que tudo isso causa. E posso dizer por experiência própria, é um grande estrago. Perder sua liberdade de todas as formas, não poder fazer planos por estar debilitado, não saber se haverá cura para seu problema de saúde, preocupar as pessoas ao seu redor, carregar esse peso o tempo todo é realmente difícil.

Para mim, sinceramente não houve antidepressivo, terapia em grupo ou técnicas médicas que puderam me auxiliar nos momentos mais difíceis. O que me ajuda é a compreensão daqueles que me amam, é poder contar com o "colo" especialmente de duas dessas pessoas que estão comigo o tempo todo, acompanhando todo o processo, se preocupando e se alegrando com cada pequena melhora.

Se você convive com alguma pessoa que possui uma doença crônica, seja uma dor , seja um câncer, enfim....procure assimilar que esta pessoa necessita de muito, muito carinho, amor e compreensão. Ouça o que ela tem a dizer, algumas vezes serão queixas repetitivas, em outros momentos serão palavras de desânimo, e haverá até mesmo o silêncio total por parte da pessoa que sofre dia após dia com alguma doença deste tipo. 

Nunca é fácil para os dois lados, por isso, procure um momento de lazer para você também, tenha em mente que você precisa estar bem para dar apoio à esta pessoa, reveze com alguém que possa dar tanta atenção quanto você. Seu bem estar é muito importante, cuidador!

E não se esqueça, existem sim os medicamentos, as diversas terapias, mas nada neste mundo poderá substituir palavras de encorajamento e de carinho, deixando claro seu amor por essa pessoa! Somente o amor é capaz de fazer as pessoas suportarem e lidarem com tal situação! E que fique muito claro aqui que não estou orientando ninguém a abandonar técnicas de psicoterapia ou medicamentos, não sou médica ou psicóloga, esse é o meu relato pessoal, como paciente sobre algo que me auxilia muito em meu tratamento: apoio familiar.

Para quem não teve a oportunidade de ver, fica este link  incrível sobre como um gesto de amor pode alegrar a vida de pessoas adoentadas.  É de arrepiar, não deixe de ler e assistir!

Até breve!

Flávia Lino

Nenhum comentário: